quinta-feira, 15 de outubro de 2009

especulando o nome

tenho pesquisado "ALmanaques populares sertanejos"
descobri que são "o juízo do ano".

sei - já faz tempo- que todas as palavras que têm "AL" são árabes...

o estado nordestino de ALagoas é um bom exemplo.

meu nome, minha mãe escolheu no sentido de ser eu uma tupizinha,

e de ananaíra ficou ANAIRA
Fiquei ananariando...

encontrouxe o espelho em ARIANA
- mas não curto purismo ariano...
ARIANO! em suma... Ainda tem esse, armorial, da Paraíba, o Suassuna...

sua suna...

ACABEI DE LER no dicionário da internet que "A palavra árabe Suna significa ‘caminho trilhado’, e logo, suna do profeta significa os caminhos trilhados pelo profeta, ou aquilo que é normalmente conhecido como Tradições do Profeta".

"Os sunitas (سنّة) formam o maior ramo do Islão, ao qual no ano de 2006 pertenciam 84%[1] do total dos muçulmanos. A maioria dos sunitas acredita que o nome deriva da palavra Suna (Sunna), que se refere aos preceitos estabelecidos no século VIII baseados nos ensinamentos de Maomé e dos quatro califas ortodoxos. Alguns afirmam, porém, que o termo deriva de uma palavra que significa "um caminho moderado", referindo-se à ideia de que o sunismo toma uma posição mais neutra do que aquelas que têm sido percebidas como mais extremadas, como é o caso dos xiitas e dos caridjitas".

tanta coisa...



Anaíra Mahin
2009, UFPE, outubro

Nenhum comentário: